DHAKA PROJECT
Há um ano atrás, decidi, em conversa com 3 amigos criar o Chave dos Sonhos, e mais uns espaços no ciberespaço. Através desses espaços conheci algumas pessoas, entre eles o Nuno Custódio e a namorada. Ao longo deste ano mantivemos sempre uma certa cumplicidade, com trocas de mensagens, sobre coisas casuais.
Na passada 3a feira, dia 29 de Maio, fui surpreendida com mais um sms do Nuno, que ainda guardo: "Amanhã, 21h no canal1, reportagem sobre a minha irmã! Dhaka Project". Na altura fiquei meio baralhada, a pensar "o Nuno passou-se!!". Só quando cheguei a casa, me apercebi sobre o que era a reportagem do Dhaka Project, e que afinal tinha já decidido ver, quando vi a apresentação no domingo anterior. E assim foi: 4a feira, a muito custo, estava em casa às 21h.
E fiquei abismada com a dimensão do projecto... e surpreendida pela generosidade e determinação da irmã do Nuno, a Maria do Céu (bem...conhecendo o Nuno... até nem seria de ficar muito surpreendida!) .
Mas... o que é o Dhaka Project?
Dhaka é a capital do Bengladesh, um dos países mais recentes e mais pobres do Mundo. Dhaka Project, é uma ONG criada por uma portuguesa que tem ajudado a combater a extrema miséria que se vive nessa cidade.
O texto introdutório a esta peça, foi o seguinte:
"Maria do Céu da Conceição é uma portuguesa de 29 anos, hospedeira da Emirates, uma companhia aérea do Dubai. Numa das suas viagens, acabou por contactar com o Bangladesh e com a sua terrível pobreza. Nesse mesmo dia sentiu que podia ajudar e fundou, meses depois, o “Dhaka Project”, uma invulgar obra de solidariedade que presta auxílio humanitário a mais de 600 crianças e respectivas famílias. Em menos de dois anos, e sem qualquer apoio institucional ou governamental, Maria lidera uma das 200 mil ONGs que funcionam no Bangladesh. Com o seu ordenado como hospedeira consegue pagar a 53 funcionários. Tudo o resto é feito com muita persistência, intuição e capacidade de mobilizar os outros para este projecto que de caridade. É também graças à sua profissão, que a permite conhecer muita gente e viajar pelo mundo inteiro, como ao facto de morar no Dubai que, Maria, consegue angariar donativos suficientes para financiar o “Dhaka Project”. Através dele centenas de crianças são alimentadas, vacinadas e vão à escola. Por sua vez, os pais recebem cursos de formação profissional que lhes possibilita, mais tarde, procurarem um emprego. Comparada com Madre Teresa de Calcutá, há até quem julgue que o seu espírito encarnou em Maria, mas a verdade é que nada lhe cai do céu. Enfrenta resistências diárias para conseguir desenvolver esta obra de caridade num país maioritariamente muçulmano e onde o papel da mulher continua a ser subvalorizado. Repartida entre a opulenta e luxuosa cidade do Dubai e a necessitada cidade de Daca, Maria do Céu construiu um pequeno oásis num dos países mais pobres do mundo.
Este é um trabalho da RTP, para o programa “Em Reportagem” da jornalista Ana Romeu e do repórter de imagem Rui Capitão."
Este é um trabalho da RTP, para o programa “Em Reportagem” da jornalista Ana Romeu e do repórter de imagem Rui Capitão."
Apesar da comparação com Madre Teresa de Calcutá, ela não aceita a comparação, afirmando que Madre Teresa deixou tudo para se dedicar a tempo inteiro àquelas missões, coisa que, ela não faz, visitando uma vez por mês e ficando algumas semanas no terreno.
Obviamente, que por conhecer o Nuno, esta reportagem me tocou a nível pessoal. E disponibilizei-me para ajudar, na medida das minhas possibilidades. Como todas as ONGs, esta debate-se com um importante problema: inexistência de apoios.
Por um mail que recebi hoje do Nuno, a Maria do Céu diz que, dado que Bangladesh fica muito longe, donativos de bens, acaba por ser algo muito complicado, dado que as taxas de transporte são elevadas.
Uma das formas de ajudarmos, para já, é através de donativos monetários (por pouco que possamos dar, para eles é muito... 11 euros é o salário médio de cada um dos adultos das famílias que a Maria do Céu ajuda). E mesmo que não possamos ajudar com donativos, há algo que todos podemos fazer: divulgar este projecto.
A Maria do Céu paga a 53 pessoas que "sustentam" o projecto do seu salário como hospedeira de bordo. Como tal, a gestão do projecto tem que ser bem controlada.
Para qualquer esclarecimento adicional, por favor contactem o Nuno Custódio (ncustodio@tautoradio.com), ou enviem-me um mail (ou através do Roaz) que o faremos chegar ao Nuno.
Se quiserem contribuir com donativos, deixo o número de conta (é de um banco austríaco!!), para onde podem fazer transferências (como diz a Maria aqui, UM euro alimenta uma criança em Daca por um dia... ):
Oberbank Salzburg, Austria
Account Number DhakaProject 391051414,
Bankaccountnumber 15090
IBAN: AT 951509000391051414
BIC: OBKLAT2L
Ainda esta semana será criada uma conta num banco português. Assim que tiver mais detalhes divulgarei aqui.
Quem não viu a reportagem, que dura 24 minutos, pode vê-la indo ao site da RTP http://www.rtp.pt/. Depois de entrar no site escolhe a opção de "video", a data do programa (30-05-07) e o nome do mesmo (Em reportagem).
Para quem queira saber mais alguma coisa sobre esta ONG, e eventualmente contribuir de alguma forma para ajudar a suprir as enormes carências existentes, pode consultar vários sites disponíveis na internet, entre os quais, figuram estes:
A Maria do Céu foi galardoada pelo seu louvável trabalho e vai receber o prémio, em Berlim, no próximo dia 14.
"e se te dizem que não vale a pena devem ter a alma pequena..."
(Xutos & Pontapés)
Sem comentários:
Enviar um comentário