31 outubro 2011

...santorinho...

...quando eu era pequena, no dia 1 de Novembro, os pequenos aqui do sítio, no interior da Beira Baixa, pegavam numa bolsa de pano e iam pela vizinhança pedir sultanas, figos secos, ameixas secas, nozes, castanhas, maçãs e alguns rebuçados ou os mais generosos lá nos davam 2$50 ou 5$00. Havia uma cantiga típica para quem era generoso e outra para quem não dava nada. Era o "santorinho"... Também nesta altura os padrinhos de baptismo ofereciam aos afilhados dinheiro (quando o havia) e uma "pica" - um pão com azeite, em forma de ferradura, típica desta altura do ano.

Em Coimbra ainda há uma tradição semelhante, a dos "bolinhos, bolinhós", em que as crianças pedem pelas portas doces ou dinheiro... e noutros sítios do país ainda há restos do "pão por Deus".


Mas estas tradições, tão nossas, estão actualmente em extinção, substituídas pelo Halloween americano. Eu sou portuguesa, sou beirã, sou muito provinciana e tenho muito orgulho das nossas tradições... mesmo "kitsch" ou muito próprias, são as nossas, as que nos fazem únicos...

Sem comentários: