17 janeiro 2015

...trem da vida...



"No amor podemos substituir uma pessoa por outra, mas não na amizade, porque cada amigo tem o seu lugar e não podemos substituí-lo."

António Lobo Antunes

 
 
Hoje de manhã estive com uma amiga e o tema foi exactamente as pessoas que fazem e fizeram parte da nossa vida.
 
Às vezes, acontecem algumas coisas na nossa vida que nos fazem afastar de algumas pessoas. Mas, quando nos reencontramos, esse hiato de tempo é recuperado. E estão presentes regularmente no nosso pensamento, com o carinho que dedicamos aos amigos.
 
Outras vezes, percebemos que nos enganámos em relação a uma pessoa. E fechar a porta a cadeado e deitar a chave para muito longe é o melhor. Uma dessas situações aconteceu-me com uma colega de casa, durante o tempo de faculdade. Conhecia-a desde os meus 3 anos. 21 anos depois, cheguei à conclusão que me deveria ter afastado muito antes. Teria evitado muitos problemas pessoais e familiares. E a minha vida melhorou substancialmente depois de ter trancado irremediavelmente a porta. Ainda assim, houve uma coisa boa: a maioria dos meus amigos de faculdade, aqueles que sempre me acompanharam e que ainda hoje fazem parte da minha vida eram do curso dela.
 
Houve outras pessoas que saíram do meu trem da vida. Algumas, poucas, voltaram a entrar numa outra estação. Duas delas voltaram a sair de novo. Uma, colocada fora. Outra decidiu sair de vez. Paciência. Estavam a ocupar um lugar de amigo que não lhes pertencia. E foi melhor terem saído de vez. Neste momento, esse trem tem uma lotação muito perto do preenchimento total. Há alguns lugares vagos, na carruagem. Para pessoas especiais. Como especiais são todos os meus amigos. E o trem continua viagem com a melhor companhia que poderia ter...

 
Este tipo de pensamentos lembra-me sempre este tema da Maria Rita, que vi pela primeira vez em 2003, creio, no Coliseu dos Recreios. Já vi outros, mas aquele foi especial. Era a primeira vez que a via e fiquei encantada. Adorava o cd, que ouvia no carro. Adorei o concerto. São momentos assim que nos fazem perceber que é bom acordar...
 
 
 





a vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
 
 

Sem comentários: