28 fevereiro 2015

...quem te ama não te agride...


 
...há umas semanas, começou a passar este anúncio na tv e na rádio. Os números de violência doméstica em Portugal são assustadores. Melhor dizendo, o número de mortes caudas por situações de violência doméstica, que todas as semanas vemos nos meios de comunicação são assustadores.
 
Depois há os números reais de violência doméstica. Que realmente ninguém conhece. E que ninguém quer saber. Acompanhei alguns casos de perto. Num deles, fui eu quem foi à PSP fazer queixa. Logo aí começa o pesadelo. Há posters de 1,5 m a incitar a denúncia de casos de violência doméstica na esquadra ou em outdoors. Os agentes começam logo por te demover da queixa. Depois, durante o inquérito, és bombardeada com a ideia de que o ciúme é uma forma de amor. Exaltei-me, por momentos, quando pedi ao agente graduado que repetisse o que tinha acabado de dizer. Respondi que em qualquer relacionamento se não houver respeito nada existe de saudável. E que o ciúme é uma forma obsessiva e doentia de demonstrar que se gosta de alguém. A acção do Ministério Público também deixou a desejar. Neste país não se protegem as vítimas. Nem as crianças.
 
Este pesadelo é o que pelos vistos 99% das vítimas enfrentam. A maioria desiste. Muitas entram em depressão. Quando a situação se torna mais complicada, pedem ajuda desesperadamente. Mas sempre com receio de perder a guarda dos filhos. E com medo de que a resposta seja mais uma vez não. Algumas vezes é. E a dúvida de que se vale a pena viver, instala-se.
 
 
 
Nos últimos dias veio a público o desaparecimento da Maria Zamora. Para além de actriz e de fazer parte do elenco de alguns trabalhos televisivos, era um dos doutores palhaço. Mais uma vitíma de violência doméstica. Fez queixa às autoridades. Nada foi feito que a protegesse. Nada é feito, apenas se lamenta no fim. Afinal, as complicadas leis existentes em Portugal são feitas para não serem cumpridas nem para protegerem as vítimas. ATÉ QUANDO????????
 
 

"Quem te ama respeita-te; quem te ama não te agride!!!" 

Sem comentários: