04 março 2015

...Amigo é um sorriso, um coração pronto a pulsar na nossa mão...

...hoje, lembrei-me deste poema depois de um telefonema... houve uma série de memórias que afloraram por causa disso: alguns amigos de quem tenho imensas saudades, alguns amigos que partiram, aqueles que estão comigo sempre que eu preciso de um ombro para chorar as minhas mágoas, aqueles que estão SEMPRE presentes...  e alguns que eu em tempos tratei como amigos e passado algum tempo percebi que tinha sido um engano... porque os amigos aceitam-nos como somos, com as nossas imperfeições e as nossas diferenças, e sabem estar presentes nos bons e especialmente nos maus momentos...

 





 

 

 

 

 

 

 

Amigo


Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!

«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'

Sem comentários: