15 junho 2007

P'ra sempre...


Há uns meses atrás, escrevi qualquer coisa aqui no Pendulices sobre o que me fazia percorrer milhares de quilómetros todos os anos atrás de uma banda portuguesa: os Xutos & Pontapés. (De facto, o nick que escolhi, o título do blogue, o tema de fundo e mais uma série de coisas têm que ver com a minha enorme admiração pela banda... )

A forma como sempre fui tratada por eles, músicos, pelos técnicos e em particular pela minha querida Marta, sempre me fizeram sentir uma enorme admiração e um enorme carinho desde que decidi fazer estrada para ver os concertos, algures entre 2001 e 2002.

Obviamente que algumas pessoas que fui encontrando na estrada e que, apesar de não termos muito em comum a não ser Xutos, rapidamente se intalaram no meu coração, e continuam a ser, ainda hoje, pessoas com quem posso contar nos momentos bons mas principalmente nos momentos maus da minha vida, ajudaram a aumentar os quilómetros percorridos... e realmente não precisava de mais motivos para que os Xutos & Pontapés fossem de facto a banda que mais admiro e por quem tenho um carinho muito especial.

Este ano, fui surpreendida... uma boa parte do alinhamento que escolheram foi baseado em votações dos fãs! Isso encheu-me de um grande orgulho, a ponto de dizer várias vezes que estava tremendamente orgulhosa do meu “cartanito” do ClubeX... afinal, a maior banda portuguesa importa-se com o que os seus fãs pensam e gostam, a ponto de criarem um alinhamento baseado em grande parte na sua opinião!! E mais ainda, comemorando o 28º aniversário, decidiram fazer um concerto “privado” para os fãs - com um alinhamento fantástico - e senti-me tremendamente orgulhosa de ser fã dos X&P!!!! Afinal, não se julgam “intocáveis” e de uma natureza diferente dos que estão do lado de baixo do palco, como acontece com uma boa maioria dos artistas portugueses e internacionais...

Na 4a feira passada, em Alvaiázere conseguiram algo quase impossível: aumentar a minha admiração por “eles” – a “equipa” que forma os X&P!!

Apesar da partida da Marta – a grande mulher que estava há mais de 15 anos por detrás destes 5 homens e da grande equipa que trabalha para que os concertos corram da melhor forma, conseguiram “engolir” a sua dor e voltar ao palco, dando um concerto fabuloso...


Ninguém conseguiu ficar indiferente à tristeza que transparecia dos seus rostos... mas, foram buscar forças não sei bem aonde – eu própria, na grade, ao ver tudo o que se passava em palco desatei num pranto... felizmente, no início do concerto estava “sózinha”, no meio de um número infindável de desconhecidos... a minha “loirra” do coração chegou no 4º ou 5º tema... mas foi muito bom ter a minha loirra que tantos quilómetros já fez comigo ali ao meu lado... obrigado, AMIGA! Precisei... também eu!!

O concerto iniciou-se com o tema “P’ra Sempre”, em memória da Marta... pode ser “sugestão” minha, mas tive a certeza que a Marta estava ali... durante todo o concerto, lembrei-me de um dos últimos concertos onde a vi – Viseu, no dia 24 de Abril... do local onde estava em Viseu, dava para ver a cara da Marta a olhar para o palco, a ver os seus “meninos”... ali, em Alvaiázere, só me lembrei dessa expressão dela... acho que se ali estivesse presente fisicamente, a sua expressão seria idêntica... volta e meia olhava para o céu (que apesar de bastante nublado, se manteve praticamente sem chover até ao final do concerto), e via um sorriso...


E se o tema “P’ra Sempre” já tinha um significado especial para mim, por uma série de situações vividas em 2001, tornou-se ainda mais especial na 4a feira passada...


No dia 13 (tinha que ser num dia 13!!) tive duas certezas: que sinto um orgulho desmedido por ser admiradora desta Equipa que são os Xutos & Pontapés (os músicos, os roadies e os restantes técnicos e elementos da equipa)... e que em cada concerto a Marta nos vai acompanhar... e mais ainda, foi muito bom ver ali uma série de companheiros dos meus últimos 5 anos de estrada, todos com o mesmo objectivo: apoiar a banda que tantas vezes nos fez “carregar as baterias anímicas”, num momento particularmente difícil... mas
no dia 13 a coragem que a equipa dos Xutos manifestou foi uma tremenda lição de vida... e conhecendo a Marta, fizeram o que ela desejaria que fizessem...

Na 5a feira foi complicado gerir tudo o que tinha para fazer... mas aquela sensação de tremendo orgulho e de ter sentido que, apesar da partida física, a querida Marta está presente, ajudou a que tudo corresse da melhor forma, mesmo apesar do cansaço extremo que sentia (a "provecta" idade já deixa marcas... )




“...enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar...”




P'ra sempre



O nosso amor de sempre
Brilhará p'ra sempre
Ai meu amor
O que eu já chorei por ti

Mas sempre
P'ra sempre
Vou gostar de ti

Juro meu amor
De sempre
Voltarei
P'ra sempre

Ai meu amor
O que eu já
Chorei por ti
Mas sempre
Para sempre
Gostarei de ti


Tim

(Xutos & Pontapés)

1 comentário:

Unknown disse...

Não há palavra mais magistral e completa para definir o que vai aqui por dentro...não é?...Orgulho!...Aqueles miúdos,e aquela equipa voltaram a relevar (mais uma vez) o porquê disso e a justificar os milhares de kilómetros,"esforços",empenho,brio,ânimo,energia,alegria,prazer canalizados em prol deles...
E cada dia o fazem mais um bocadinho...

Foi muito bom saborear estes relatos...e lições de vida que estes dias têm chegado e fazendo-se sentir...

(Ps-Desculpa,há bocado caí...a minha net tem andado num impasse...Um bjinho enorme Nandinha...e obrigada!)

Danurya