21 dezembro 2015

...amigos...

...aproxima-se o Natal, e para mim, esta é a época do ano em que tenho a oportunidade de mimar os meu amigos e dar não apenas uma lembrança (e sim, eu sou do género de pessoa que guarda religiosamente as lembranças que me dão, nem que seja uma carta ou um postal, mesmo quando não gosto demasiado... ajudam-me a organizar mentalmente em termos temporais e trazem-me geralmente lembranças muito agradáveis, especialmente quando as encontro de forma inesperada, naqueles parcos dia em que tento dar uma arrumação geral à casa e à vida), mas especialmente com algum tempo (tempo que não há p'ra dar...). Nem sempre é fácil arranjar esse tempo. Mas, há aquelas pessoas fantásticas, que eu tenho a sorte de ter na minha vida e que me têm dado a mão (e o ombro e muitos sorrisos) quando preciso. E, no últimos dias, lá foi a família em romaria a várias casas... e é bom ver que temos um sorriso e um lugar no coração e na vida de algumas pessoas... 


    Hoje, na longa viagem, dei por mim a pensar nisto. E também acabei por recordar algumas situações menos agradáveis, em que acabei por confiar em algumas pessoas e tratá-los como amigos (e amigo, para mim, é a pessoa em quem confio, com quem há uma relação de partilha, de empatia e de cumplicidade... amigo e conhecido sempre foram termos com significados muito diferentes, desde que me conheço. E para mim todos os amigos são verdadeiros amigo e bons amigos... ou então são conhecidos apenas!!!). E das piores coisas que se pode sentir é que a amizade e a confiança depositada em alguém foram um desperdício. É que um conhecido pode tornar-se um grande amigo se lhe dermos essa oportunidade. E isso aconteceu com bastantes pessoas na minha vida...Já um grande amigo não se pode tornar num simples conhecido. Será sempre um fantasma, alguém em quem nunca se conseguirá voltar a confiar. Alguém que nunca mais terá lugar na nossa vida, mesmo como conhecido. Mas, mesmo tendo-me magoado, hoje percebo que só tenho na minha vida quem quer estar comigo - e ter estas pessoas fantásticas na minha vida há anos e anos é um grande privilégio...

Sem comentários: