11 outubro 2010

..."liberdade" versus "egoísmo" & "falta de respeito"...

...de pequena ensinaram-me algo de que sempre me recordo "a minha liberdade acaba onde começa a dos outros". Não sou perfeita e obviamente que houve alturas - mais do que as que gostaria - que desrespeitei alguns dos outros, especialmente em alturas em que estava magoada e cheia de raiva. 

Mas a maior parte das vezes, vejo que as pessoas - e começando pelos que me rodeiam - pensam em si e nos seus planos de vida, como se fossem as únicos que tivessem esse direito, e não se importam se os outros em volta têm planos ou tempo para os ajudar; a maior parte das vezes nem pedem, simplesmente exigem. E já houve alturas em que eu abdiquei de realizar calmamente as minhas tarefas, para ir ajudar (e fazer directa para acabar o que devia) e ser considerada uma obrigação minha e, como tal, só teria que ajudar. E isto para além de uma atitude egoísta é uma total falta de consideração pelo outro.

E quando se brinca com os sentimentos dos outros, como tantas vezes acontece, apenas pensando no próprio umbigo, porque cada um é livre de fazer o que quer e seguir o caminho que entende, sem pensar em como fica a outra parte?

Sem comentários: