13 fevereiro 2011

...the only person standing in your way is you...




...um filme perturbante, intenso e que retrata os nossos dias: a busca incansável pela perfeição. De facto, hoje para se ter sucesso, aparentemente tem que ser perfeito: bonito, com um corpo escultural, inteligente, com um emprego fabuloso e bem remunerado, com um casamento perfeito, com filhos perfeitos e inteligentes e a frequentarem as melhores escolas. Quem não encaixa neste padrão mais vale nem existir, segundo alguns, porque está condenado ao fracasso. Nada mais longe da realidade. De facto, há uns tempos encontrei uma das super-modelos tuga em no Chiado, em Lisboa, e o ar triste e desgraçadinho que apresentava deixou-me deveras impressionada.
No entanto, há uns anos atrás, porque não encaixava neste padrão da perfeição, quase acabei comigo por mais do que uma vez. Em vista do que constatei, foi um tempo para esquecer. Porque quem se deslumbra apenas com o embrulho, não tem tempo (nem vontade!!) de descobrir e apreciar a verdadeira surpresa que se encontra dentro. Outrora, chamava-se "deitar pérolas a porcos". Hoje, é o nosso dia-a-dia.
Reconheço que não sou perfeita e sei que essa perfeição não existe. Procuro melhorar alguns defeitos, mas nunca conseguirei ser muito diferente do que sou hoje: eu mesma. E bem mais feliz do que quando procurava a perfeição. Aliás um dos meus lemas é ser eu mesma, com os meus defeitos e as minhas escassas virtudes. "What you see is what you'll get". Mesmo quando o lado negro, que há em mim, se atravessa e acabo por fazer coisas que pensaria serem impossíveis. Mas é assim que eu sou. às vezes um cisne branco, a maior parte da vezes um cisne cizento e volta e meia um pavoroso cisne negro. Contudo, creio que finalmente deixei de estar no meu caminho da felicidade...

Sem comentários: