28 maio 2011

...alimente esta ideia...



...hoje foi a minha estreia como voluntária do Banco Alimentar, na recolha de alimentos nas superfícies comerciais. A Hélia mandou-me um mail, perguntando se não estava disponível, porque lhes faltavam alguns voluntários para a recolha e, apesar da situação complicada, disse-lhe que em princípio iria, a menos que alguma surpresa desagradável acontecesse. Lá fui. O destino era a Makro. Em todas as campanhas colaboro com alimentos, por isso a tarefa não era nova. Inicialmente estive a entregar sacos e a informar algumas pessoas que não sabiam bem o que fazer, e depois fui para a recolha dos alimentos. Acabei por me aperceber que a ideia que tinha já corresponde à realidade: de um modo geral, as pessoas com melhor nível e vida são as menos solidárias. Eu sei que há imensos pontos de recolha de alimentos em Coimbra, e de facto alguns diziam que já tinham colaborado noutro ponto, o que é credível, mas para uns quantos era a desculpa de que se tinham esquecido, mesmo levando o carro cheio. O reverso da medalha foram 3 ou 4 pessoas que depositaram quase todas as suas compras no cesto do Banco Alimentar, nas 3 horas em que demorou o meu turno (aliás, parecia terem ido às compras para colaborar com esta campanha). 
O Banco Alimentar é uma das instituições de solidariedade social em que sempre confiei e embora possam existir algumas falhas - até porque falhar faz parte da condição humana - creio que o superviosionamento que fazem das Instituições que apoiam permite perceber se há ou não falhas  corrigi-las. 
Para além da contribuição do costume dei 4 horas do meu sábado para esta campanha. Fez-me falta?? De facto, acabei por não conseguir chegar a tempo para ir ver o meu familiar, mas vai haver um amanhã (tem de haver um amanhã, mesmo quando estas certezas são cada vez mais duvidosas). Em Novembro haverá nova recolha e espero conseguir arranjar disponibilidade e ajudar a alimentar esta ideia...

Sem comentários: