09 dezembro 2010

..a felicidade...

...nos últimos tempos tenho pensado acerca do significado de "felicidade". Muitas vezes dizemos que somos felizes se não tivermos grandes problemas de saúde, se tivermos emprego, se tivermos dinheiro, se tivermos poder e fama. Mas não me parece que a felicidade se restrinja a isso, apenas. Hoje, de facto, tenho uma maior estabilidade do que há 6 ou 7 anos atrás (até quando??), mas os meus "níveis" de felicidade dessa altura eram diferentes. Há 7 anos a minha felicidade era um pouco eufórica e, mais do que isso, não dependia de mim, mas de outra pessoa. Sózinha, sentia-me mal, sentia-me uma perfeita desgraça; ao lado dessa pessoa sentia que tudo era possível e que poderia realizar os meus maiores sonhos. Não foi assim, afinal.





A felicidade depende de nós mesmos, os outros apenas nos podem ajudar a sermos felizes, mas não depende deles sentirmo-nos felizes.

Depois de bater no fosso e de me ter feito em pedaços, comecei a árdua tarefa da reconstrução. Saber o que sou, como sou e o que valho. Com tudo o que tenho de bom e de mau. Tive a sorte de conseguir estabilizar os meus problemas de saúde e de finalmente, no último ano, conseguir ver recompensados quase todos os meus esforços. Acho que consegui atingir um nível superior de conhecimento relativamente ao meu EU. E isso nota-se no meu dia-a-dia. Conseguir aceitar-me como sou foi um dos passos importantes.

Ultimamente tenho pensado se sou feliz. E a resposta é sim, posso dizer que sou feliz. Consigo ver as coisas pelo lado positivo, consigo lidar com os meus problemas de forma diferente, tentando encontrar uma solução satisfatória e acima de tudo, quando o desfecho não me é favorável, reavalio a situação e vejo se vale a pena insistir ou se será melhor contornar o problema. E no meio disto, reencontrei a minha paz interior e consegui ir concretizando muitos dos meus sonhos. Faltam-me concretizar dois, que não dependem apenas de mim. Mas tenho a firme certeza que se irão concretizar, um destes dias...


Sem comentários: