22 dezembro 2010

...balanço de 2010...

...o ano de 2010 está quase no fim e, inevitavelmente, chegou a altura de fazer alguns balanços. Em termos profissionais, para mim, foi um bom ano: com os novos Estatutos para a Carreira Docente no Ensino Superior consegui, finalmente, ter um lugar (ainda que em regime experimental) de acordo com as minhas habilitações; consegui publicar alguns trabalhos e consegui finalmente ter tempo para ir a congressos; na Escola, consegui finalmente ver algum trabalho reconhecido. Podia ser melhor, de facto. Mas, ainda assim, foi muito bom, bastante melhor que os anteriores.

Em termos pessoais, decidi passar mais tempo com as pessoas de quem gosto. Nem sempre é fácil, nem sempre consigo fazer tudo o que gostaria, especialmente estar com alguns amigos que moram longe, com quem gostaria de estar mais vezes. Mas há outras formas de estarmos "juntos", apesar da distância que nos separa e do tempo sempre escasso. Mas a vida é feita de momentos especiais e felizmente, todos os momentos que passo com eles são de alguma forma muito especiais. E esta melhoria na parte emocional reflectiu-se positivamente em termos de saúde.

Houve também alguns aspectos negativos, nomeadamente algumas pessoas que se afastaram de mim. Terão tido os seus motivos, embora não os consiga entender. Paciência. Se partiram era porque não se sentiam bem. E há coisas contra as quais não vale a pena tentar lutar.
Quanto a mais aspectos negativos, que encontro diariamente: a crise económico-social que atravessamos, como se não nos dissesse respeito, a fome que assola muitas famílias e, em termos profissionais a péssima preparação dos alunos no ensino secundário. É frustante, chegarem ao ensino superior e constatar que muitos são analfabetos com o ensino secundário completo: não sabem interpretar o que lêem, não sabem multiplicar por 10 ou por 2. E é frustrante ver que isto é transversal e mesmo nas Faculdades de Medicina há alguns casos assim...





Sem comentários: